14 agosto 2007

IAESTE - Estágio remunerado no exterior

A IAESTE (International Association for the Exchange of Students for Technical Experience) promove intercâmbio entre estudantes em mais de 90 países. Através da IAESTE, você pode passar de 2 a 6 meses fazendo estágio na sua área de estudo e recebendo remuneração suficiente para cobertura de suas despesas básicas com alojamento e alimentação. No Brasil a entidade é representada com exclusividade pela CI. Os estágios poderão ser em universidades ou empresas privadas, respeitando os critérios impostos pela empresa/universidade ofertante. As inscrições podem ser feitas através do site http://www.ci.com.br/site/produtos/trabalhenoexterior_iaeste.php ou em uma das lojas CI.

A seguir o depoimento de Milene Bongiovani, estudante do 4º de Engenharia Química da UEM, que participou do programa IAESTE durante os meses de junho a agosto, na Polônia:






" A viagem à Polônia foi maravilhosa. Eu conheci muita gente. Na casa de estudante que estava hospedada, estavamos em 50 pessoas, todas estavam estagiando pela IAESTE. Cada um de uma nacionalidade. Uma experiência muito boa.
O estágio foi muito bom, eu aprendi muita coisa que na faculdade nao se aprende. A química orgânica que se aprende na faculdade, por exemplo, é muito superficial.
As pessoas também me receberam muito bem. Eu tive que escrever um relatório final de estágio e entregar para um professor. Ele me aprovou. E no final do estágio me entregou uma carta de recomendação.
Eu fiz muitas viagens de finais de semana com o pessoal. Conheci outros estrangeiros que também estavam participando da IAESTE.
No começo foi um pouco dificil, pois no lugar que eu morava as pessoas das lojas e dos restaurantes nao falavam ingles, só em polonês. Mas depois aprendi algumas palavras em polonês e dava para me virar muito bem, e nos grandes centros eles falavam inglês. Ahh! Até aprendi a pedir meu café da manhã no meu trabalho em polonês. Muito engraçado no primeiro dia. Na minha última semana de trabalho também aproveitei para visitar meu tio na Suécia, fazia 8 anos que eu não o via.
No meu último dia de trabalho o pessoal do trabalho fez uma festa para mim e me deram de presente um livro sobre Lodz, a cidade em que morei. Muito bom! Eu quero me inscrever de novo esse ano para fazer outro estágio em 2008. Mas dessa vez quero ficar 6 meses.
Recomendo a todas as pessoas o programa IAESTE! "

Quem tiver mais interesse ou quiser mais informações sobre o programa IAESTE, entre em contato com a CI - Maringá:
3029 3003 ou maringa@ci.com.br