14 julho 2009

"Coisinhas" em UK

Engraçado estes países de primeiro mundo não? Mistura o velho com o antigo de modo que a gente fica mais perdido que agulha num palheiro. Estou numa casa de família com mais 6 pessoas dividindo um banheiro, e a descarga só funciona quando quer, ou melhor dizendo, quando pega no "tranco". Pior que não é só na casa de família que a descarga é assim: tem que apertar umas 3 a 5 vezes até funcionar, na escola e em alguns lugares que usei o banheiro é assim. Aí, por outro lado, tem banheiros públicos que fui que a descarga já é sensorial, basta chegar perto a mão que a descarga funciona "sozinha". Isso para mim ainda era novidade... pelo menos se tratando de descarga!
Outra coisa que descobri aqui: loja de 1 pound! Eu podia jurar que essas lojas existiam só nos EUA e no Canadá (não lembro de nada disso na época em que morei na europa), mas elas se proliferaram mundo afora (no Brasil chegou com o popular nome "1,99") e deixa todo mundo maluco para gastar, comprando coisas de que nem precisava porque é barato. Eu mesma já comprei pelo menos uns 30 pares de meias (mas não foi na loja de 1 pound) porque achei barato demais! 2 pounds 7 meias... nem no Brasil a gente encontra esses valores, mesmo custando 3,50 reais 1 pound!! Minha mala já está carregada dessas peças, e o povo aqui estão ficando nervosos cada vez que chego perto de meias em alguma outra loja. :-)
Já contei das gaivotas atrevidas? Essas aves infernais que fazem o maior barulho desde as 4 da manha (porque o dia começa a clarear este horário) e tentam roubar o nosso lanche em qualquer lugar que estamos. São extremamente atrevidos mesmo, sem exagero, dando voos razantes perto das nossas cabeças com aqueles bicos gigantes!
Agora, os britânicos são abusados! Aquela coisa que gentileza e educação ficou para trás há bastante tempo! Hoje fomos jogar "lazer tag" num lugar próximo de onde estamos morando, e tínhamos que pegar o trem. Falei para os estudantes ficarem na fila na estação do trem para comprar o bilhete, e o vendedor veio bravo para mim dizendo que eu devia ajudar o trabalho dele pegando o dinheiro de todo mundo e comprando eu mesma os bilhetes. Onde foi que eu virei banco e não me avisaram? Como é que eu vou dar troco para os estudantes se é o ele o vendedor?

Vai entender este povo!!

Evelise Hubner