02 outubro 2008

Depoimento AuPair Holanda - Bianca

Olá! Abaixo está o depoimento da Bianca, que fazia parte da equipe da CI em Maringá e foi para a Holanda começo de setembro (2008) fazer o programa de AuPair. O programa dura 12 meses, e ela escreve a primeira impressão que tem da sua experiência e aventura.
"Bom dia Pessoal, tudo bem?
Faz um tempinho que eu não escrevo para vocês e só hoje deu certo. Eu simplesmente estou amando a experiência! As kids são uns amores... ainda não sei como a gente consegue se comunicar e se entender, porque é um misto de inglês com holandês o tempo todo!
Eles me ensinam várias palavras: me ensinaram a contar em holandês, como pedir pão na padaria... essas coisas de sobrevivência.
Eles também são super educados – às 8pm já estão na cama dormindo. Amam ler e não assistem televisão frequentemente. Ah, eles me apresentam para os amigos e professores como irmã mais velha! :-)

Os pais são muito atenciosos, me tratam super bem, fazem de tudo para que eu me sinta da família. Na primeira semana que eu estava aqui eles me deram uma viagem para Amsterdam como presente de “boas vindas”.
Também teve um encontro no domingo da NAPO (uma organização que a Travel Active está filiada) e conheci meninas que estão trabalhando como aupair do mundo todo. Esse fim de semana meus hosts me convidaram para ir a uma fazendo com eles, e no outro iremos a uma casa na praia – mesmo que esteja frio. É onde os diques holandeses estão situados.

Meu curso de holandês já começou (tem gente de vários países na minha sala – Indonésia, Macedônia, Bósnia, França, Equador, África do Sul, Ucrânia, etc. A língua é um pouco difícil, mas para quem está a pouco tempo aqui até que já aprendi bastante) e estou estudando na Universidade de Maastricht.
A cidade é linda e histórica (é o lugar onde foi estabelecido a União Européia – o Tratado de Maastricht), mas eu moro em Bunde, que fica a 7 km de lá. Vou todos os dias para lá de bike. :-). Ah, estou a 15 minutos da Bélgica, 30 minutos da Alemanha, e 2 horas e meia de trem de Paris. (Esses dias eu estava pedalando e quando fui me dar conta havia cruzado a fronteira do país!).
Antes de embarcar eu estava um pouco preocupada em relação ao “trabalho doméstico”, mas a minha host family é bem tranquila. Eles tem housekeeper 2 vezes por semana, então na realidade minhas tarefas são: arrumar minha cama e colocar a louça do jantar na lava-louça!!!!
A carga horária máxima de trabalho na Holanda são de 30 horas semanais, mas como as kids ficam na escola o dia todo, eu preciso apenas arrumar as lancheiras, leva-los de bike para a escola, buscá-los, brincar com eles das 15:30 até as 18:00 horas, ajudá-los no banho e às 18:30 os pais já estão em casa. No fim trabalho 22 horas semanais apenas.
Tenho todas as manhãs, noites e fim de semana livres! Já comecei a pesquisar mais cursos (tanto de idiomas quanto na minha aérea) para ocupar mais meu tempo e poder incrementar meu currículo. Meus hosts me ajudam muito com dicas e sugestões. Basicamente é isso.

Estou com saudades de todos, mas amando a experiência! Vou manter vocês informados com as novidades. Beijos!"

Bianca