19 janeiro 2010

Intercâmbio e suas Diferenças

Às vezes entro no orkut e em algumas comunidades para ler o que as pessoas querem saber, as reclamações “do momento”, as dúvidas e argumentos que usam para justificar suas opiniões e visão do que viveram, e é interessante como a “falta de comunicação” ainda é o maior problema de tudo. Tem gente que acha até hoje que intercâmbio é apenas quando vai fazer o high school, quando se tem entre 14 e 18 anos. Intercâmbio é toda maneira de vivenciar outra cultura, de conhecer de perto a cultura local e tentar ao máximo fazer parte dela nos dias, semanas, meses ou anos em que se está viajando. Não tem limite de idade.


Eu falo isso porque hoje a viagem ao exterior está tão abrangente que muitos ainda não se deram conta disso. Pode-se viajar para estudar apenas por 2 semanas e ficar na casa de uma família mesmo assim por exemplo, ou ainda uma pessoa de 70 anos pode resolver estudar alemão em Berlim por uns 2 meses agora que está aposentado, aos 31 anos de idade pode-se fazer estágio remunerado nos EUA de 1 ano por exemplo, aos 48 anos pode-se ir para o Peru fazer um trabalho voluntário nas férias da empresa de apenas 3 semanas e aina praticar o espanhol, aos 21 pode-se trabalhar legalmente nos EUA por até 4 meses desde que seja universitário e com inglês intermediário, aos 13 anos pode-se ir para Toronto estudar inglês por 3 semanas e ainda passear em Nova York por 4 dias, aos 19 anos uma moça pode-se morar e trabalhar legalmente na Holanda cuidando de crianças e viajar pela Europa nos dias de folga, aos 35 anos um casal pode passar 2 semanas fazendo trabalho voluntário na Índia, etc.


É importante entender que as opções que existem são gigantes e na verdade quase ilimitadas, mas é preciso olhar para si mesmo e ver onde você (ou poderia ser eu por exemplo) vai se encaixar. Com a idade, alguns programas ficam inacessíveis, com a falta de conhecimento e fluência do inglês outros se tornam impossíveis de fazer, a falta de tempo para ficar fora também pode não ajudar. E claro, quanto estou disposto a investir em mim mesmo e qual é a minha meta para o próximo ano ou para os próximos 5 anos.

Quem não sabe o que quer, não consegue apreciar o que o caminho que vai traçando pode te dar. Quem não sabe onde quer chegar, também não pode reclamar para que lado a vida te levar.


Agora, antes das pessoas saírem falando o que é ruim ou bom, ou julgando o que é caro ou barato, é preciso pesquisar, ler e se informar a fundo. Os preços sempre vão variar de programa para programa, então não se pode comparar que um estudante gastou apenas 3 mil reais para fazer um estágio de 5 meses na Europa e ainda vai receber um salário durante este período do estágio com um programa de quem vai estudar inglês 5 meses no Canadá e morar em casa de família durante este período todo. Sem contar que quando se fala em algum programa é importante dizer o nome do que se está fazendo (colegial, curso de de 2 meses, estágio remunerado na Alemanha, curso de 6 meses na Irlanda, trabalho em acampamento nos EUA, etc.). Isso evita confusões em qualquer lugar (principalmente nos sites de relacionamentos) e nem é tão difícil assim.
Evelise Hubner