16 maio 2008

Primeira Vez!

A primeira vez que fiz intercâmbio tinha 16 anos e foi para Dinamarca. Na época não tinha internet, então toda a comunicação com a família era baseada em cartas que levavam em média 1 mês para chegarem na casa dos meus pais. As notícias normalmente chegavam atrasadas e tudo já tinha mudado quando recebia ligações ou ainda as cartas de respostas deles. Foi a primeira vez que morei fora dentre as outras inúmeras oportunidades e serviu para quebrar vários paradigmas e “crenças” que tinha. Vi que verdades absolutas não existem! Que o que somos hoje são apenas conseqüências das nossas atitudes repetidas diariamente e que é sim possível ser diferente, e que muitas vezes dizer não ou a verdade é muito bom para os dois lados: quem diz e quem houve!

Uma das grandes novidades que aprendi e que carrego comigo até hoje é dizer "não" quando sentimos que não devemos dizer "sim". Exemplo? Meus colegas de classe nunca davam comida ou pedaços dos seus lanches para os outros. Por quê? Bem, porque eles estavam com fome e diziam que se quisesse algo era para você trazer da sua casa ou comprar. (Eu escutei literalmente alguém dizendo isso para mim quando pedi um “pedacinho” do lanche que um colega estava comendo). Imagina você dizer isso para aquele colega do seu lado que come metade do seu pacote de bolacha e que nunca leva um para vocês 2 comerem juntos? Ou ainda para aqueles 5 colegas que pedem todos os dias uma mordida do seu salgado mas vivem dizendo que não querem comprar nada na cantina da escola?

Alguns dizem que isso é egoísmo. Eu apenas aprendi a ver como uma verdade que gostaria que todos adotassem. Explorar os outros ou tirar vantagens de colegas e amigos é algo que não gosto de fazer! Agora aprendi: se ofereço algo é porque realmente quero que a pessoa pegue ou aceite, seja um convite para ir a minha casa, seja um pedaço do bolo que estou comendo. Se não ofereço não me sinto mal por isso! Estou apenas sendo sincera comigo mesma e também com as pessoas que estão à minha volta!

by "Lise"