19 maio 2008

Trabalho de Férias - USA

Um programa que está cada dia mais popular é o que a CI chama de Trabalho de Férias nos EUA.
São 3 a 4 meses trabalhando em empresas americanas como restaurantes, resorts, estações de esqui, fast food, lojas, parques, cassinos, entre outros. Ideal para quem quer viajar, praticar o inglês, trabalhar, fazer novos amigos e ainda por cima não precisa “perder” o ano letivo aqui no Brasil.
Tudo bem que eu acredito que passar um ano ou dois viajando durante o período da faculdade não é perda de tempo nenhum (desde, é claro, que você aproveite as oportunidades, praticando outros idiomas e não o português, criando uma rede de contatos que no futuro possa ser útil, fazendo amigos novos, conhecendo outras “verdades” e “realidades” que não sejam as do seu dia a dia aqui no Brasil), mas em 3 meses nos EUA não faz necessariamente com que você reprove, não?
Quem pode participar? Universitários de 18 a 28 anos de idade com vínculo universitário, conhecimento intermediário em inglês e disponibilidade de trabalho entre os meses de novembro e março. (Quando eu fui, podia ficar até final de abril, mas aí o governo americano ficou sabendo que as férias no Brasil não chegam a tanto! :-))
O interessante é vivenciar uma cultura diferente profissionalmente, fazer trabalhos que aqui normalmente não faríamos, mudar valores, amadurecer como pessoa, lutar por direitos e resolver problemas que até o presente momento não imaginávamos que existissem.
Não é para qualquer um! Tem que saber que as dificuldades vão aparecer, seja com o chefe (vai que ele grita com você!), seja com os amigos que dividem a casa (já imaginou se “pegam” o seu laptop novinho e ninguém vê?), seja com a comida (já pensou passar 3 meses só comendo em fast food no café, almoço e jantar?), ou ainda se a cidade não for tudo aquilo que imaginávamos! Maringá também não é para quem vem de São Paulo! :-)
As conquistas valem cada gota de suor derramado! Lembro que foi lá em Point Clear, Alabama, onde senti uma das minhas maiores conquistas quando o gerente do departamento de limpeza (housekeeping) veio me dizer, já quase no final do programa, que eu o havia surpreendido com meu trabalho, que ele tinha ficado muito satisfeito comigo e que havia sido um prazer ter me em sua equipe! Não é sempre que se houve isso, não? Ele também me disse que, logo que cheguei, achou que eu fosse apenas dar trabalho e não fazer o trabalho tão bem feito como fiz! “Felicidade não tem preço, para outras coisas existe mastercard”.
Agora, além dos sufocos e da saudades, foi muito bom ter o meu próprio salário e não pedir dinheiro para a mumy ou o papa durante 4 meses! Foi melhor ainda sair e fazer compras! Melhor ainda dizer para mim mesma: “Se eu trabalhar mais 30 minutos, são mais 5 dólares na minha conta; se trabalhar mais 3 horas eu posso comprar o tênis que vi na vitrine da Nike; e se trabalhar durante 4 dias eu compro o laptop que acabou de ser lançado na Best Buy”.
Muito bom fazer amizades com americanos e ser convidada para festas, encontros e passeios por eles! É bom também comer batata frita todos os dias como se fosse a coisa mais natural do mundo! Morar num condomínio fechado com piscina e nem achar que isso é “super”. Comprar um pacote de “pringles” por 1 dólar e ainda ganhar outro de brinde! Ver os americanos dançando! Comprar um copo apenas de refrigerante nos restaurantes fast food e fazer mil “refills” usando o mesmo copo (quem já fez sabe do que estou falando, não?). Comprar um carro por apenas 700 dólares e ainda dividir o preço com mais 3 amigos!
São histórias assim que a gente vai contar para muitos durante vários anos.... e ainda rir muito do que aconteceu ou “não aconteceu”. Melhor do que ficar em casa durante as férias cuidando do irmão mais novo e limpando a casa para a mãe, não?
by "Lise"