07 agosto 2008

Na Dinamarca aos 16....

Faz tempo que não posto nada das minhas aventuras não? Desculpem, fiquei meio preguiçosa mesmo para escrever, mas vamos lá!

Como já falei a Dinamarca foi o primeiro lugar em que morei durante 1 ano todo! Se me perguntarem o que faria diferente hoje? Muitas coisas! Dos 3 filhos que meus pais têm, sou a mais velha e justamente por isso, a cobaia da casa! Então, tudo que aprendi sofrendo, meus queridos irmãos aproveitaram sorrindo. Um dos aprendizados foi nunca comparar o Brasil com o lugar onde se está vivendo! Foi um erro meu durante muito tempo ficar dizendo: “no Brasil é assim, no Brasil isso é melhor, no Brasil as pessoas são assim”! Perdi inúmeras oportunidades que jamais voltaram a bater na minha porta - pelo menos não nos meses em que fiquei lá! O dia em que percebi que não era assim, já estava quase na hora de voltar ao Brasil e encarar a dura realidade: este país onde nasci não é nem melhor nem pior que aquele que tinha acabado de conhecer! Triste realidade que aprendi um pouco (pouco porque tive outras oportunidades de viajar novamente) tarde! Hoje em dia, sempre falo a todos que vão viajar: “esqueça o Brasil, esqueça o que te disseram ser a verdade absoluta, veja tudo com olhos de curiosos e não de juízes quando viajar”. Dessa forma a gente fica mais “aberto” às novidades, às pessoas, à própria cultura local. Podemos aproveitar mais, as pessoas vão querer falar mais com a gente, vão querer ajudar mais nas nossas dificuldades e, melhor ainda, vão gostar mais da gente. Afinal, ninguém gosta de ficar ouvindo do colega que a roupa que veste é melhor do que a que você está vestindo não?
Uma das maiores brigas que tive com a minha família hospedeira foi por causa de como eu atendia o telefone. Aqui, normalmente falamos “alô” ao atendermos o telefone, certo? Bem, lá queriam que eu pegasse o telefone e dissesse de imediato “aqui é a Evelise falando”. Eu achava isso um absurdo! Que besteira, não? Por tão pouco podia ter feita a minha “mãe” muito feliz e orgulhosa de mim, mas, na época, não vi isso! Ah, se pudesse voltar e fazer algumas pequenas grandes diferenças!

by Lise