16 dezembro 2008

Europa - mais uma aventura!

Quando estive na Europa com meu irmão em 2000 vivendo várias aventuras e “fazendo acontecer”, teve um episódio muito divertido que aconteceu conosco indo de Santiago de Compostela (Espanha) para Coimbra em Portugal.

Saímos logo cedo do albergue do peregrino em Santiago, onde ficamos 7 dias, e pegamos um trem em direção a Coimbra.

Íamos chegar de noite na cidade, depois das 10 horas da noite, e ao invez de irmos para um albergue ou pensão, meu irmão me fez caminhar em direção às universidades e às repúblicas estudantis.

Como aqui no Brasil também, e principalmente em Maringá, lá existem várias repúblicas estudantis em casarões antigos, onde normalmente vários (mais de 10 pessoas) vivem e se “convivem” diariamente.

Enquanto estávamos no trem meu irmão fez amizade com alguma menina de algum país (desculpe gente, mas detalhes “antigos” foram esquecidos pela minha mente de “velha”) que disse a ele que poderíamos achar abrigo em alguma dessas repúblicas. Agora me diga, quem em sã consciência sai às 10:30 da noite caminhando por uma cidade desconhecida, por ruas estranhas, batendo de porta em porta pedindo cama? Nós! :-) Na verdade meu irmão, porque eu queria seguir o padrão do fazer certinho e o indicado: procurar um albergue ou pensão. Mas ele ameaçou deixar-me sozinha na estação de trem.... aí não faltou coragem e fui com ele!

Na primeira casa que batemos nos receberam super bem, mas como era uma sexta-feira todos estavam saindo e não poderiam nos receber.

Fomos para a segunda casa – que parecia ser má assombrada de verdade – e batemos na porta. Nem deixaram a gente se explicar direito e já nos chamaram para entrar.... Sentamos num sofá e nos ofereceram um quarto de um estudante que estava viajando e que só voltava em 2 dias.

Gente, essas coisas não acontecem aqui ou acontecem?! Ficamos 4 dias nesta República. Ah, detalhe: eram 15 homens morando nesta casa! E além da cama e teto, também tínhamos refeiçoes de graça!!

Depois partimos novamente em direção ao Algarve – sul de Portugal – para mais alguns dias de passeio. Dessa vez fomos de ônibus e no meio do caminho conhecemos uma mexicana muito querida que ficou conosco durante todo o tempo. Mas aí já é outra história.... talvez um pouco mais complexa. :-)


Evelise Hubner