08 abril 2009

Canada - Janeiro 2009


Olá novamente! Eu já relatei algumas das minhas aventuras aqui no blog da CI, e tem muito mais para contar…. Pena que nossa memória nao é muito boa para lembrar de detalhes como lugares, pessoas, nomes, acontecimentos, etc. Há mais ou menos 13 anos comecei a escrever diários (comecei colocando frases bonitas e títulos do que fazia ou assistia no cinema por exemplo) e nunca mais parei. Claro que tem muitos que riem de mim ainda fazendo isso, mas sempre gostei de ser diferente e de fazer o que EU acho que tenho que fazer. O que no final foi a melhor coisa que fiz! Hoje eu consigo “acessar” a minha memória de um modo que dificilmente seria possível se nao tivesse escrito o meu dia a dia no exterior por exemplo. Entao, vou contar mais histórias sim, das minhas aventuras quando ainda estava na universidade, mas hoje vou falar da minha experiência profissional:


Em janeiro agora, 2009, levei um grupo de adolescentes de 12 a 17 anos para o Canadá. Foram 30 dias 24 horas (tá, pode tirar as 9 horas em que dormia diariamente, porque eu gosto de dormir mesmo, e principalmente de noite, por volta das 9:30pm até as 6:30am, e não me interessa que os outros gostem de se torturar com apenas 6 horas por dia de sono) cuidando deles. Foram 13 teens no total, e ficamos 2 semanas em Vancouver e mais 2 semanas em Toronto. No final eu já estava tão acabada que nao via a hora de voltar ao meu mundo. E depois me perguntam porque não quero ter filhos: a responsabilidade é gigante demais, e não tem hora para acabar de jeito algum, muito menos idade!


Agora, vocês tem noção de como adolescente tem energia para gastar? Do trabalho que dão? Das inúmeras coisas que querem comprar e comprar e comprar? A gente pergunta se querem ir no museu e a resposta é: “ah, não sei, o que tem para fazer lá?”. Aí perguntamos se querem ir no shopping e a resposta é: “isso, vamos no outlet que dá para comprar mais”. Bem, cada coisa na sua hora certa não? :-)


No primeiro dia em que todos ficaram em suas hostfamilies, teve 2 que vieram reclamar comigo no dia seguinte dizendo que tinham que mudar porque na casa o chuveiro não funcionava. Eu perguntei como tomaram banho e a resposta deles foi: “de canequinha”.


“Mas que canequinha gente? Tinha canequinha dentro do banheiro?”.


“Tinha uma dentro do chuveiro sim.”


Eu achei muito, mas muito estranho tomar banho de caneca, até porque nao estavámos na Índia (coisa que é normal por lá, e eu mesmo tomei banho de caneca e baldo em vários lugares), e tambem porque mais gente da própria família usava o chuveiro ali, e outra, né? Canadá!


“Mas vocês tem certeza? Voces perguntaram para a hostmother como liga o chuveiro? Talvez voces nao tenham conseguido ligar o chuveiro certo.”


“Não, a gente tentou de tudo, puxei todos os botões que tinham ali e nao funcionou. Assim não dá para ficar lá, amanhã (que seria segunda-feira) vou falar para mudar de família.”


“Faz o seguinte, peça para a hostmother hoje mostrar como se liga o chuveiro, deve ter algum “segredo” que voces nao souberam ou algo assim. Tenho certeza de que a familia nao toma banho de caneca. Pelo menos não no Canadá!”


No dia seguinte a primeira coisa que fiz foi perguntar sobre o banho né? Afinal, banho é um iten de extrema importância para o conforto dentro de uma casa de família. Tudo bem que é super mega hiper controlado no exterior – no máximo 10 minutos (o que venhamos e convenhamos é tempo suficiente para tomar banho, mas basta a gente saber que tem tempo cronometrado que tudo fica mais devagar na hora de se lavar. Incrível isso!) Eles me contaram que quando foram tomar banho domingo de noite pediram para a hostmother mostrar como se ligava o chuveiro, e ela foi no banheiro mostrar. (Ainda bem que me escutaram). Era algum botão mesmo que eles nao souberam ligar e o chuveiro funcionou perfeitamente. A questão (e eu nao quis nem perguntar para eles, e acredito que eles tambem nao quiseram saber) foi: para que era afinal de contas a canequinha com a qual eles tomaram banho no primeiro dia?


Os dois me disseram que quando a hostmother perguntou para eles como tomaram banho no dia anterior e eles mostraram a canequinha, ela morreu de rir! Me too!


By Lise