28 abril 2009

Trabalho de Férias EUA - Depoimento Alaska

Segue abaixo mais um email da Flávia que ficou no Alaska por quase 4 meses, de dezembro a março de 2009, participando do programa “Trabalho de Férias nos EUA”. Eu fico imaginando as sensações dela, as descobertas, o dia a dia... será que é assim para todo mundo? Viver um pouco através de outra pessoa?

“Oi Brasil! Estou com muitas saudades... mas agora faltam poucos dias para eu voltar, apenas uma semana e meia. Mas é uma pena, queria muito ficar aqui, queria muito mesmo. Mas tudo bem, valeu muito a pena. Conheci a mim mesma melhor, aprendi novas culturas, aprendi comigo mesma e com os outros, me diverti, pensei, fiz muitas trapalhadas, dei muitas gargalhadas... A experiência foi realmente incrível! Vão se preparando: essa foi a primeira de muitas viagens!
Mas vamos ao que interessa:
EU VI A AURORA BOREAL!!!!! Não sei exatamento o dia da semana que foi, e só deu para ver um pouco porque as luzes da cidade atrapalham muito. Como é linda... não tenho fotos porque ninguém conseguiu tirar fotos boas, o que é uma pena. Momento inesquecível. Amei! Não podia voltar sem ter visto isso.

Todos os dias dessa semana têm sido muito animados. Além do pessoal falar que vai sentir minha falta aqui, amigos, colegas de trabalho... conheci mais gente nova, fui a festas, muitas festas, e muito trabalho. :-)

Falando em trabalho, sábado eu fui bem faceira trabalhar. Chego lá como sempre, falando oi para todo mundo, vou ao banheiro me trocar, etc., mas dessa vez fiquei surpresa (só comigo que acontece essas coisas). Foi divertido: todo mundo veio ver eu presa no banheiro, sem conseguir abrir a porta. Pelo menos foi só pro 30 minutos. Depois para piorar eu ficava rindo sozinha me lembrando da cena, e todos me olhavam como se eu fossse louca. (Tá, eu sei que sou, mas não é para tanto).

Eu pelo primeira vez tive que dirigir na neve. Tínhamos que comprar comida e um amigo americano que tem carro estava com preguiça de ir. Eu: “deixa eu ir?”. Ele simplesmente jogou a chave na minha mão e eu fui toda saltitante. Fomos eu e mais outro amigo americano. Eu andando a 20 por hora mais ou menos, e quando acelerava um pouquinho mais ele se segurava no banco todo com medo. Depois de alguns minutos só elogios da parte dele, dizendo como sou boa motorista e tal. Na volta ainda dei carona para uma moça que estava voltando para casa - aqui todos tem este costume de dar carona uns aos outros, é muito legal. Acho isso encantador, assim como achei muito legal quando vi que vários casais tem filhos adotivos. Nossa, meus olhos chegam a ficar cheios de lágrimas. No Brasil quase não se vê isso. E como têm filhos aqui: quando querem ter filhos têm de pencas!

Hoje fui trabalhar e tudo normal, até que meu chefe me mandou descer até o Resort e pegar uns pães (lembrando que trabalho no topo da montanha). Eu fui toda faceira, entrei no tram e ele balançava muiito. Não estava normal, mas tudo bem. Peguei tudo que precisava e voltei. Na hora de pegar o tram de novo para subir, simplesmente nao subia. Tive que esperar por 40 minutos... o vento estava a mais de 100km por hora. Que medo! E eu tinha que subir. Subi. Pensa num negócio que balança. Nossa, muito forte! Que medo! Mas o que eu mais gostei foi que: cheguei, arrumei o que tinha que arrumar e fui ver se tinha alguma bandeja para recolher no salão. Quando olho estava tendo uma avalanche na montanha da frente. Já pensou? Eu vi a aurora boreal e agora uma AVALANCHE. Nossa, demais! Pior é que não deu tempo de buscar a câmera, fiquei toda anestesiada. Acho que vou começar a andar com a câmera no bolso porque simplesmente perco os momentos mais massa.

Acho que é isso, já estou me estendendo um monte. Ah é, estou muito feliz de estar aqui. Falta pouco e estou aproveitando cada segundo.

Beijos! E eu nao virei “chicabom”. Falei que era resistente! :-)”

By Flávia.