29 maio 2009

Estágio Remunerado IAESTE

IAESTE – Estágio Remunerado no Mundo

A Associação Brasileira de Intercâmbio Profissional e Estudantil – ABIPE, em parceria com a CI, promovem o programa IAESTE: um intercâmbio de vagas de estágio remunerado entre 84 países, dos cinco continentes. O programa IAESTE – International Association for the Exchange of Students - é realizado no Brasil há mais de duas décadas e viabiliza oportunidades de estágios no exterior, todos os anos, a estudantes de graduação ou pós-graduação de qualquer universidade brasileira.

A dúvida de muitos candidatos é justamente com relação à instituição em que estudam. Mas o programa não privilegia essa ou aquela universidade. O que é levado em consideração é a somatória dos pontos (referentes a oferta de estágio e de alojamento para um estrangeiro vir para o Brasil) adquiridos durante o processo (da inscrição no programa até a chegada das vagas de estágio). O perfil do estudante deve se encaixar nas características solicitadas pelos empregadores para a vaga, como o idioma ou idiomas que falam e quão bem, experiência de estágio ou não, conhecimentos específicos em alguns casos, ano em que se forma, etc.

A IAESTE é uma associação reconhecida internacionalmente, sem fins lucrativos, que favorece o crescimento profissional de jovens de 18 a 28 anos do mundo todo. O Brasil está em terceiro lugar dentre os países que mais intercambiam vagas, sendo que, para cada brasileiro encaminhado para uma vaga de estágio, um estrangeiro preenche outra vaga, também de estágio, aqui no Brasil. “O programa favorece a troca de cultura entre os países, enriquece o currículo do estudante e proporciona a oportunidade de se construir um bom networking ainda no início da carreira”, diz Paula Prado, Gerente Executiva da ABIPE e Secretária Nacional do Programa IAESTE no Brasil Paula.

As vagas atendem a diversas áreas, como TI, Telecomunicações, Farmácia, Bioquímica, Arquitetura, Hotelaria e Turismo, todas as de Engenharia, entre outras. Os empregadores são universidades, pequenas, médias e grandes empresas ou até multinacionais. O estágio é remunerado, possibilitando ao estudante arcar com suas despesas de alimentação, moradia e transporte no país onde vai estagiar, e tem duração mínima de dois meses, podendo chegar a um ano.

No primeiro semestre de 2009, as inscrições custam R$ 69,00, e a CI Maringá está com uma promoção até final de junho para alunos da UEM (entre em contato com a loja CI Maringá para saber o valor exato). No segundo semestre terão o custo de R$75,00. E podem ser realizadas a partir do dia 1º de março.

Os sites para vocês verem mais informações são:
http://www.ci.com.br/ e http://www.abipe.org.br/

ABIPE:

A ABIPE - Associação Brasileira de Intercâmbio Profissional e Estudantil é uma entidade apolítica e sem fins lucrativos que visa fomentar a prática do intercâmbio entre estudantes e organizações em busca de experiências que lhes tragam diferenciais concretos, num mundo dinâmico e globalizado. Seguindo esta filosofia, a ABIPE viabiliza a prática de estágios e trabalhos voluntários para estudantes, em empresas, universidades e organizações não governamentais, aqui no Brasil e nos cinco continentes.

Com foco na qualificação e formação dos jovens, a ABIPE proporciona aos estudantes de graduação e pós-graduação a oportunidade de realizar estágios remunerados dentro de suas áreas de formação. Assim, mais de cinco mil estudantes brasileiros já foram para fora do Brasil aprender, na prática, o que significa diversidade cultural.

Equipe CI