11 março 2010

Visto Americano - Alterações

A partir de 10 de março de 2010, o câmbio para cobrança das taxas consularoes para vistos americanos sofreu alteração, agora é US$ 1,00 = R$ 1,80.

Dessa forma as principais taxas são:

- taxa de solicitação de visto paga no Citibank equivalente a US$ 131,00 = R$ 235,80 (taxa não reembolsada mesmo em caso de visto negado pelo consulado).

- taxa adicional de visto a estudos / interâmbio equivalente a US$ 40,00 = R$ 72,00 (taxa a ser paga no consulado americano depois do visto ser concedido pelo cônsul).

- taxa agendamento de entrevista no valor de R$ 38,00 (a ser paga por toda pessoa que for solicitar visto americano antes mesmo de agendar a entrevista no consulado. Como esta taxa é paga para que uma senha seja liberada no site para agendamento da entrevista, a mesma também não é reembolsada em caso de não comparecimento no dia marcado, ou de cancelamento. Em caso de alteração para uma nova data de entrevista, uma nova taxa de R$ 38,00 deve ser paga).


A partir de 05 de abril de 2010 será obrigatório também o preenchimento de um único formulário com informações pessoas dos requerentes de visto para os EUA. O novo modelo de formulário será denomidado de DS 160 e é totalmente online, não permitindo nenhum preenchimento manuscrito. O mesmo ainda se encontra em teste, mas o objetivo é que este documento fique interligado com o sistema americando de informações de estrangeiros, visualizado em todo o mundo.


As principais mudançãs serão:


- substituir os formulários utilizados hoje chamados de DS 156, DS 157 e DS 158 pelo novo formulário online DS 160.

- 01 foto digitalizado deverá ser anexada online ao processo.

- uma vez que o formulário novo (DS 160) preenchido no site for submetido (enviado), não haverá como realizar alterações no mesmo.

- as informações prestadas pelo solicitante a visto deverão ser precisas, inclusive com dados de vistos anteriores e viagens realizadas aos EUA, se for o caso.

- o formulário DS 160 (o novo) deverá ser aplicado/submetido pelo menos 48 horas úteis do dia da entrevista no consulado. Exemplo: a data de entrevista é numa quinta feira, o DS 160 deverá ser submetido até 48 horas antes dessa data.


- o formulário DS 160 estará disponível em inglês (ao passar o cursos sobre a pergunta, aparecerá a tradução em português) e deverá ser preenchido em inglês.

- o requerente ao visto americano poderá ir salvando a cada tela o formulário novo DS 160 antes de enviá-lo com o objetivo de conferir as informações.

- o requerente não levará consigo este formulário impresso no ato da entrevista. Bastará apresentar a confirmação de preenchimento que será gerada no site com o código de barras do processo.

- é necessário levar todos os outros documentos para o visto a ser solicitado, como documentos que comprovem a renda, passaportes antigos, cartas de matrícula, etc.

- o novo formulário não substitui documentos necessários para cada tipo de visto que são enviados por escolas ou organizações americanas, como o DS 2019 -para vistos J1 por exemplo, ou o documento I-20 para vistos F1 de estudante. Os documentos aqui citados DEVEM ser levados junto no dia da entrevista.

É importante ressaltar que a CI não é especialista em vistos, e que ainda indicamos que as pessoas procurem despachantes e/ou empresas especializadas no assunto para auxiliar nos processos de vistos, seja o americano ou qualquer outro.

Lembrando que todo consulado e/ou embaixada tem o direito de negar ou conceder um visto e que isso independe da vontade de agências ou da empresa contratada (se foi o caso) para auxiliar no processo de SOLICITAÇÃO de visto.

Se querem saber mais sobre o assunto, entrem no site http://www.vistos.com.br/ ou ainda no próprio site do consulado americano http://www.visto-eua.com.br/. As informações acima precisam sempre ser verificadas com o próprio consulado americano para que não haja surpresas, ou ainda novas mudanças.


Equipe CI.

Visto EUA - Alterações

A partir de 10 de março de 2010, o câmbio para cobrança das taxas consularoes para vistos americanos sofreu alteração, agora é US$ 1,00 = R$ 1,80.
Dessa forma as principais taxas são:
- taxa de solicitação de visto paga no Citibank equivalente a US$ 131,00 = R$ 235,80 (taxa não reembolsada mesmo em caso de visto negado pelo consulado).
- taxa adicional de visto a estudos / interâmbio equivalente a US$ 40,00 = R$ 72,00 (taxa a ser paga no consulado americano depois do visto ser concedido pelo cônsul).
- taxa agendamento de entrevista no valor de R$ 38,00 (a ser paga por toda pessoa que for solicitar visto americano antes mesmo de agendar a entrevista no consulado. Como esta taxa é paga para que uma senha seja liberada no site para agendamento da entrevista, a mesma também não é reembolsada em caso de não comparecimento no dia marcado, ou de cancelamento. Em caso de alteração para uma nova data de entrevista, uma nova taxa de R$ 38,00 deve ser paga).
A partir de 05 de abril de 2010 será obrigatório também o preenchimento de um único formulário com informações pessoas dos requerentes de visto para os EUA. O novo modelo de formulário será denomidado de DS 160 e é totalmente online, não permitindo nenhum preenchimento manuscrito. O mesmo ainda se encontra em teste, mas o objetivo é que este documento fique interligado com o sistema americando de informações de estrangeiros, visualizado em todo o mundo.
As principais mudançãs serão:
- substituir os formulários utilizados hoje chamados de DS 156, DS 157 e DS 158 pelo novo formulário online DS 160.
- 01 foto digitalizado deverá ser anexada online ao processo.
- uma vez que o formulário novo (DS 160) preenchido no site for submetido (enviado), não haverá como realizar alterações no mesmo.
- as informações prestadas pelo solicitante a visto deverão ser precisas, inclusive com dados de vistos anteriores e viagens realizadas aos EUA, se for o caso.
- o formulário DS 160 (o novo) deverá ser aplicado/submetido pelo menos 48 horas úteis do dia da entrevista no consulado. Exemplo: a data de entrevista é numa quinta feira, o DS 160 deverá ser submetido até 48 horas antes dessa data.
- o formulário DS 160 estará disponível em inglês (ao passar o cursos sobre a pergunta, aparecerá a tradução em português) e deverá ser preenchido em inglês.
- o requerente ao visto americano poderá ir salvando a cada tela o formulário novo DS 160 antes de enviá-lo com o objetivo de conferir as informações.
- o requerente não levará consigo este formulário impresso no ato da entrevista. Bastará apresentar a confirmação de preenchimento que será gerada no site com o código de barras do processo.
- é necessário levar todos os outros documentos para o visto a ser solicitado, como documentos que comprovem a renda, passaportes antigos, cartas de matrícula, etc.
- o novo formulário não substitui documentos necessários para cada tipo de visto que são enviados por escolas ou organizações americanas, como o DS 2019 -para vistos J1 por exemplo, ou o documento I-20 para vistos F1 de estudante. Os documentos aqui citados DEVEM ser levados junto no dia da entrevista.


É importante ressaltar que a CI não é especialista em vistos, e que ainda indicamos que as pessoas procurem despachantes e/ou empresas especializadas no assunto para auxiliar nos processos de vistos, seja o americano ou qualquer outro.
Lembrando que todo consulado e/ou embaixada tem o direito de negar ou conceder um visto e que isso independe da vontade de agências ou da empresa contratada (se foi o caso) para auxiliar no processo de SOLICITAÇÃO de visto.
Se querem saber mais sobre o assunto, entrem no site http://www.vistos.com.br/ ou ainda no próprio site do consulado americano http://www.visto-eua.com.br/. As informações acima precisam sempre ser verificadas com o próprio consulado americano para que não haja surpresas, ou ainda novas mudanças.
Equipe CI.

24 fevereiro 2010

FOTOS - Estágio Alemanha - Osório Junior
















Estágio na Alemanha - depoimento

Sempre pensei em realizar um estágio internacional, desde quando ingressei na univerisadade para que pudesse desenvolver mais meu inglês, conhecer uma nova cultura, e claro, turbinar meu currículo. Foi então que através de amigos fiquei sabendo sobre a IAESTE. Fiz logo minha inscrição e comecei a interagir mais com essa idéia, e percebi que realmente poderia fazer acontecer.

Quando finalmente recebi a confirmação de que iria realizar um dos meus maiores sonhos, o tal estágio fora do país, minha ficha não caiu. Só foi cair mesmo quando desembarquei e coloquei meus pés em território alemão e começou ali uma das maiores, senão a maior, experiência de minha vida.

Realizei uma pesquisa na Universidade TU-Bergakademia, em Freiberg na Alemanha, na área de tratamento de águas e controle de solo. A universidade era muito boa, tinha equipamentos de ponta, e o pessoal do estágio muito prestativos sempre a disposição para ajudar. A cidade era pequena, 40.000 habitantes, mas muitas vezes me sentia em uma cidade maior, devido a inúmeras diversidade que existia por lá, por exemplo: na cidade existia um ambiente universatário muito evidente, com seus 5 mil alunos, muitos encontros e eventos ocorriam, a cidade também era famosa devido o castelo que hoje é um museu de minerais, e a mina de prata, que também é aberta para a visitação, fora outros lugares como cinema, teatro, shopping, etc.

Morei em uma república com mais 6 estudantes alemães, era uma casa mista com 3 alemãs e 3 alemães, e somente eu de brasileiro, para mim foi uma experiência incrível, aprendi muito sobre a cultura local e custumes “universitários” , diferentes do nosso aqui no Brasil. Fiquei impressionado como foi rápido meu laço de amizade com todos da casa e no final me sentia como se fôssemos uma familia.

Minha rotina basicamente era trabalhar no estágio durante a semana, e viajar pela Alemanha ou outros países durante os finais de semana. Tive a oportunidade de conhecer a Alemanha passando por ela de ponta a ponta, conhecendo: Berlin, Dresden, Frankfurt, Numberg, Erfut, Meissen, Leipzig e outros paises como: Bélgica, França, Italia, Holanda, República Tcheca.

As viagens dentro da Alemanha fazíamos sempre de trem, que era uma experiência a parte, acontecendo episódios que ficaram para sempre em minha memória, como a ida que fizemos a Frankfurt e que durante a viagem os vagões do trem se dividiram e uma parte continuou para um determida cidade e outra para Frankfurt, e claro, nos ficamos no vagão errado. Outra cena tatolmente inesperada, foi quanto estava andando em Paris e encontro com minha vizinha de Maringá.

Tive outras experiências que foram muito marcantes, uma delas foi minha viagem a Crostau, na verdade um vilarejo de 300 habitantes, o qual passei meu natal com a familia de um dos meninos alemães que morava comigo em Freiberg. Tive ali a oportunidade de ver como eram os custumes de uma típica familia alemã no natal, fazendo parte da confraternização. Até ganhei presente!! Fui também à uma missa alemã, que também foi uma nova experiência, embora não tenha entendido nada.

Em relação a custos, é importante dizer que o salário que recebia pelo estágio, era suficiente para cobrir todas as minhas despesas, recebia 650€ por mês, dos quais 200€ era para alimentação, e no meu caso específico tive a sorte de pagar somente 100€ pela acomodação, sobrava em torno de 350€ todos os meses, as quais utlizava para viajar nos finais de semana.
Osorio Couto Junior
Engenharia Química - UEM

19 janeiro 2010

Preso na Imigração

Já contei bastante coisa sobre algumas viagens que já fiz, e sempre escuto das pessoas que viajei demais na minha vida. Eu, particularmente acho pouco. Sem querer ser arrogante nem nada, mas estou perto dos 30 anos, e posso dizer que fiquei o que? Quase 4 anos no exterior? Isso corresponde nem a 15% do meu tempo de vida, e a tendência é apenas diminuir não? Afinal, quanto mais velhos ficamos, menos tempo temos de largar tudo e “cair” no mundo como é possível fazer quando se tem 18 anos, 23 anos, até 2 a 4 anos depois de formado. Depois disso vem a responsabilidade de um bom emprego, um bom carro, família (e própria, não mais pai e mãe), talvez filhos, e casa própria. Então aquela história de sair para o mundo por 3 meses, ou 6 meses, ou ainda, quem sabe, 1 ano, fica cada dia mais difícil de acontecer.


Mas não era isso que eu queria dizer. Acho que nunca contei como ficamos (eu e o meu little brother) presos na imigração na entrada da Alemanha, durante algumas horas, contei?
Vínhamos de Londres (onde ficamos apenas 5 dias a turismo, andando para cima e para baixo de roller pela cidade para economizar em transporte público, e hospedados na igreja onde uma amiga minha - da época da Dinamarca - morava) com destino Frankfurt. Já estávamos na Europa há 80 dias (acho que era perto de 90 dias mesmo, que é o tempo máximo permitido por lei para um turista permanecer na Comunidade Européia) e ao mostrar meu passaporte para o fiscal da imigração, ele me mandou ir para a “salinha”. Aquela “salinha” que todo mundo teme, que a maioria que vai para lá não chega a entrar no país, mas sim retorna no próximo vôo para o país de origem. Assim que ele me parou, chamei meu irmão. Ele já tinha passado (vai entender porque ele não teve problemas e eu tive né?! Falo isso porque desde que saímos do Brasil, estávamos juntos o tempo todo, pelo menos até àquela época quando ficamos "presos" na imigração) pelo fiscal da imigração em outro guichê, e voltou para me ajudar. Resumindo, fomos os 2 para a “salinha”.

Estavam chamando um tradutor alemão – português mas o Elton falava fluentemente o alemão, e tentou de todas as formas possíveis e impossíveis se comunidar em alemão mesmo. Até porque este tradutor não parecia nem um pouco simpático com a nossa causa. Eu fiquei fora da “salinha”, sentada no chão do corredor mesmo (não tinha nada de luxo ali, na verdade havia uma cela e alguém dentro) e eu estava ali parada, esperando a conversa terminar.... com fome e sono.


Resumindo: depois de mais ou menos 3 a 4 horas, o Elton conseguiu convencer o oficial de que não estávamos ainda há 90 dias na Comunidade Européia, isso graças a nossa mania (dele principalmente, até porque tinha muitas páginas em alemão e inglês - eu sempre preferi escrever em português) de fazer diário nas viagens e de guardar tickets de trem e avião. Tínhamos ficado alguns dias na Dinamarca, e este país não faz parte do Acordo Schengen. Sempre falando em alemão mesmo, explicou que estávamos indo em direção a Itália, onde queríamos ficar 2 meses e nos encontrar com nossos pais, e mais tarde ir para a Índia. Com a ajuda do diário e das provas de que realmente havíamos ficado fora da Comunidade Européia, ele nos liberou na condição de solicitarmos a renovação do visto de turismo, para não haver problemas futuros. : -)


Bem, não desejo para ninguém a situação pela qual passamos, e se um dia alguém ficar preso na imigração, fica aquele ditado: “quem não deve não teme”. Isso ajuda e muito a manter as pessoas do nosso lado quando mais precisamos! Ah sim, para quem quer ouvir a mesma história na versão “my little brother”, o blog dele é www.multicidadao.blogspot.com. Ele conta de uma maneira mais light a coisa... é que ele ficou na posição de negociador né? Eu fiquei na posição: “o que der, deu” ali sentada no corredor esperando o “veredicto”.


Evelise Hubner

Intercâmbio e suas Diferenças

Às vezes entro no orkut e em algumas comunidades para ler o que as pessoas querem saber, as reclamações “do momento”, as dúvidas e argumentos que usam para justificar suas opiniões e visão do que viveram, e é interessante como a “falta de comunicação” ainda é o maior problema de tudo. Tem gente que acha até hoje que intercâmbio é apenas quando vai fazer o high school, quando se tem entre 14 e 18 anos. Intercâmbio é toda maneira de vivenciar outra cultura, de conhecer de perto a cultura local e tentar ao máximo fazer parte dela nos dias, semanas, meses ou anos em que se está viajando. Não tem limite de idade.


Eu falo isso porque hoje a viagem ao exterior está tão abrangente que muitos ainda não se deram conta disso. Pode-se viajar para estudar apenas por 2 semanas e ficar na casa de uma família mesmo assim por exemplo, ou ainda uma pessoa de 70 anos pode resolver estudar alemão em Berlim por uns 2 meses agora que está aposentado, aos 31 anos de idade pode-se fazer estágio remunerado nos EUA de 1 ano por exemplo, aos 48 anos pode-se ir para o Peru fazer um trabalho voluntário nas férias da empresa de apenas 3 semanas e aina praticar o espanhol, aos 21 pode-se trabalhar legalmente nos EUA por até 4 meses desde que seja universitário e com inglês intermediário, aos 13 anos pode-se ir para Toronto estudar inglês por 3 semanas e ainda passear em Nova York por 4 dias, aos 19 anos uma moça pode-se morar e trabalhar legalmente na Holanda cuidando de crianças e viajar pela Europa nos dias de folga, aos 35 anos um casal pode passar 2 semanas fazendo trabalho voluntário na Índia, etc.


É importante entender que as opções que existem são gigantes e na verdade quase ilimitadas, mas é preciso olhar para si mesmo e ver onde você (ou poderia ser eu por exemplo) vai se encaixar. Com a idade, alguns programas ficam inacessíveis, com a falta de conhecimento e fluência do inglês outros se tornam impossíveis de fazer, a falta de tempo para ficar fora também pode não ajudar. E claro, quanto estou disposto a investir em mim mesmo e qual é a minha meta para o próximo ano ou para os próximos 5 anos.

Quem não sabe o que quer, não consegue apreciar o que o caminho que vai traçando pode te dar. Quem não sabe onde quer chegar, também não pode reclamar para que lado a vida te levar.


Agora, antes das pessoas saírem falando o que é ruim ou bom, ou julgando o que é caro ou barato, é preciso pesquisar, ler e se informar a fundo. Os preços sempre vão variar de programa para programa, então não se pode comparar que um estudante gastou apenas 3 mil reais para fazer um estágio de 5 meses na Europa e ainda vai receber um salário durante este período do estágio com um programa de quem vai estudar inglês 5 meses no Canadá e morar em casa de família durante este período todo. Sem contar que quando se fala em algum programa é importante dizer o nome do que se está fazendo (colegial, curso de de 2 meses, estágio remunerado na Alemanha, curso de 6 meses na Irlanda, trabalho em acampamento nos EUA, etc.). Isso evita confusões em qualquer lugar (principalmente nos sites de relacionamentos) e nem é tão difícil assim.
Evelise Hubner

31 dezembro 2009

Feliz 2010 para todos nós!!

Amanhã já é 2010, e mais um ano começa cheio de oportunidades, de “páginas em branco”, do futuro que ainda não é de ninguém e que ao mesmo tempo é de todo mundo. A partir de amanhã, dia 01 de janeiro, podemos começar ou recomeçar, podemos nos inventar ou reinventar, podemos mudar ou melhorar como pessoas e profissionais, podemos ser “mais gente” (como minha mãe sempre fala) ou mais humildes.

Parece brincadeira, mas realmente, todo começo e recomeço vem seguido de mil novas oportunidades que nem imaginamos, mas que no fundo podemos sentir e saber que estão ali só esperando o nosso “despertar”. Parece que os astros estão brincando conosco, testando nossa fé e nossa “sabedoria”, mostrando-nos que a realidade somos nós mesmos que fazemos, que as consequências de nossos atos sempre vão retornar para nós mesmos, assim como o que desejamos uns para os outros.

Que 2010 seja um ano novo para todos, que saibamos crescer (principalmente pessoalmente, como pessoas mais justas e corretas), que saibamos respeitar as diferenças e aprender que lutar pela “igualdade” é algo que devemos fazer todos os dias de nossas vidas, principalmente quando achamos que não “e da nossa conta”. (A omissão é tão ruim quanto a intromissão.) Que em 2010 possamos ser mais sábios na nossa paz interior e na nossa solidão diária. Que em 2010 mesmo cercados de amigos possamos aprender com o silêncio. Que nossas armas para vencer neste ano que se inicia sejam flores aveludadas e lindos jardins regados com muito trabalho, com lágrimas de felicidade e com nosso melhor senso de justiça (que a realidade do dito “não faça para o outro o que não quer que façam para você” nos acompanhe em cada minuto de nossa vida). E, tão importante quanto tudo isso, que saibamos respeitar a importância das pequenas conquistas diárias e a celebrar com justiça as grandes.

Evelise Hubner

30 dezembro 2009

Trabalho nos EUA - temporada 2009 - 2010

A maioria dos estudantes da CI Maringá já embarcou para os EUA, e acredito que de um modo geral, não só de Maringá, mas de todo o Brasil. Agora começa a fase mais difícil, pelo menos no meu ponto de vista, onde se a pessoa não for ágil, madura, e otimista, fica difícil viver estes 3 ou 4 meses longe do Brasil.

Eu mesma passei por isso, e a primeira semana (na verdade os 10 primeiros dias) foram os piores da minha vida. Tudo bem que é exagero dizer os piores da minha vida, mas tudo é tão intenso quando estamos morando longe do nosso "ninho", num país desconhecido, vivendo uma vida que teoricamente não "nos pertence", tudo fica maior, tudo toma proporções gigantescas! Bem, eu cheguei a ligar para a minha mãe e dizer que queria vir embora... Sabe o que ela disse? "De jeito nenhum! Você vai ficar aí até o final (seriam 4 meses de trabalho no meu caso, nada menos que isso) e ainda tem que juntar todo o dinheiro que eu emprestei. Nem adianta chorar que é para ficar aí mesmo! Não era isso que você tanto queria? Agora aguenta minha filha!" Rsrsrsrsrs.

Tudo bem que hoje é engraçado (na verdade no final do meu programa, lá por abril mesmo, eu já ria muito desse episódio), mas que na hora eu chorei muito e amaldiçoei todos que podia, isso eu fiz! Como eu conhecia a minha mãe mesmo, e sabia que não teria jeito de voltar em apenas uma semana de "intercâmbio", resolvi seguir adiante e fazer dinheiro mesmo. Na verdade, não só fazer dinheiro, como conquistar meu espaço lá. Claro que aos 22 anos nada disso é assim tão claro e objetivo, como uma estratégia a ser seguida dentro de uma empresa, mas que a partir daquele momento minhas atitudes mudaram, e minha visão geral amadureceu, foi fantástica a experiência.

Eu falo isso porque realmente, daquele momento em diante eu só conheci americanos (que sem modéstia a parte, gostaram muito de mim e eu deles), fiz amigos americanos (brasileiros a gente faz amizade aqui não?), viajei, trabalhei feito uma condenada em busca de absolvição (nas últimas semanas cheguei a trabalhar mais de 90 horas na semana, juntei a grana que devia pagar para a minha mãe e mais dinheiro para mim (porque ninguém merece trabalhar tanto e não conseguir nada para si mesmo certo?!), conquistei meu espação no departamento do hotel onde trabalhava, pratiquei muito o inglês, e aprendi, aprendi, aprendi!

Aí, agora vejo todos estes estudantes, com a mesma idade que um dia eu tive, alguns até mais jovens, iniciando o mesmo processo que um dia eu passei, e é como se a gente pudesse reviver um pouco das emoções e sensações. Tudo bem que isso soa meio velho, mas é a pura verdade! Este ano quem está lá é a minha irmã (a caçula de nós 3), e não importa o quanto a gente ensine e fale, cada um vai viver suas experiência por si mesmo! Mas o que queria mesmo dizer é que, este programa é cheio de dificuldades mesmo, cheio de situações que nunca imaginamos passar ou que aqui no Brasil não passaríamos, e que a "grandiosidade" da coisa é isso mesmo! É estar dentro da situação, entrar em pânico por alguns segundos, respirar fundo, olhar o lado positivo da coisa (que por mais chato ou ruim que seja, sempre existe algo divertido para se ver, algo bom para se aproveitar, lado positivo para se focar) e achar a solução.

Até quando a casa pega fogo, podemos nos focar na possibilidade de reconstruir tudo do zero mesmo e ainda comprar todos os móveis novos!! Olha que coisa boa! Imagina "se livrar" daquele sofá que tem 10 anos e está cheio de buracos e manchas?! Ou ainda daquela cama ainda de solteiro que sua mãe comprou quando você tinha apenas 3 anos de idade com um colchão de 18 anos de idade que só aguenta até 60 kilos?!

É com os problemas que nos focamos nas soluções, e quanto mais criativas elas forem (as soluções, é claro!) melhor!

Evelise Hubner

09 dezembro 2009

Convenção CI - São Paulo

Faz tempo que não escrevo certo? É que nem sempre estou inspirada para isso, e venhamos e convenhamos, não é fácil escrever mesmo! Eu insisto nisso há anos, e mesmo com a idade ainda faço diário todo ano! Ridículo?? Eu acho de extrema importância e ajuda quando preciso lembrar algo que fiz ou aconteceu, datas, lugares, pessoas, situações, etc. Mas não era isso que ia falar!

Dia 05 de dezembro agora, tivemos a nossa V Convenção CI em São Paulo, onde toda a REDE CI - mais de 400 funcionários (entre donos de lojas, consultores, recepção, auxiliares, gerentes, etc.) estiveram presentes!

Foi um momento único, onde foi possível conversar com gente pessoalmente ao invés de "skype" e e-mails, onde tiramos dúvidas, onde aprendemos, onde vimos que temos muito mais novidades vindo em 2010, e onde soubemos dos inúmeros reconhecimentos que a REDE CI ganhou em 2009, como o Prêmio de Melhor Agência de Intercâmbio do País pela revista Viagem e Turismo, o prêmio Top Educação da revista Educação como a marca mais lembrada na categoria Intercâmbio Cultural, etc.

Além de todo o encontro que é único para nós que trabalhamos na CI, ainda tivemos a magnífica apresentação do show de Stand Up Comedy - Humor de Salto Alto! Quem gosta de rir, melhor impossível! Aliás, só com a turma do CQC! :-)

By Lise

28 outubro 2009

Vistos e mais Vistos

Um dos maiores pesadelos de quem vai viajar é o visto para o país de destino. Não adianta chorar, espernear, pagar, ou pedir, o visto só é concedido pelo cônsul de acordo com o critério dele mesmo. Claro que todo consulado e embaixada seguem padrões de análise de pedidos de visto, mas mesmo estes padrões muitas vezes não fazem sentido para ninguém (acredito que nem mesmo para quem analisou o pedido de visto, opinião minha viu?!).

Assim, as agências, as pessoas que “entendem do assunto” e despachantes, buscam auxiliar o máximo possível no processo todo, isso para que o mesmo ocorra da melhor forma possível, mas é bom saber que visto é imprevisível e ninguém garante nada! Meu próprio irmão teve visto negado para o Canadá depois de ter feito High School na Alemanha, de ter viajado pela Europa e Índia por 1 ano, de ter ficado 8 meses legalmente na Itália (com passaporte italiano), de ter conhecido o México e alguns países na América Latina, etc. Sem contar que ele já tinha feito faculdade, tinha oferta de trabalho no Brasil, tinha carta de matrícula de escola no Canadá, e quem ia pagar tudo eram meus pais. O que o consulado alegou? Bem, que ele viajava muito. Rsrsrsrs. Tem que rir para não chorar não é? Pior, depois de ter tido o visto negado para o Canadá, ele não desistiu, é claro! E fez o processo de imigração para o ???? Canadá!! E acreditem, depois de ter dado entrada no pedido de imigração, o mesmo saiu em menos de 7 meses (normalmente leva em média 16 meses), e agora ele pode morar, estudar, viver e trabalhar legalmente por lá!

Agora, o que eu sempre digo a todos que me perguntam de visto, é que você (ou não caso quem vai pedir o visto) tem que provar 3 coisas à qualquer consulado ou embaixada:

1- O motivo para voltar ao Brasil tem que ser forte e consistente (o que eles chamam de laços econômicos e sociais).
2-
Tem que ter dinheiro para ir fazer o programa que quero fazer (quem vai “pagar” por isso tem que ter dinheiro legalmente, tem que ter como provar a renda e tudo mais).
3-
Tem que provar o que vai fazer lá fora.

Parece fácil não é? E não é difícil mesmo, desde que você não queira fazer nada de errado, como comprar um curso de inglês de 2 meses com o objetivo de ficar pelo menos 1 ano trabalhando sem visto de trabalho. Ou fazer reserva em um hotel por 7 dias mas o objetivo final é ir para não voltar mais para o Brasil. Quem vai fazer exatamente o que diz que vai fazer, fica fácil provar tudo, e mesmo que não seja fácil provar a renda dos pais por exemplo, a pessoa não tem medo de responder claramente ás questões feitas pelos oficiais da imigração, seja aqui no Brasil ainda, ou seja no portão de desembarque no destino.

Eu já fiquei “presa” na imigração entre Londres e Frankfurt, voltando de uma viagem de 5 dias para conhecer a capital da Inglaterra, e a imigração nos parou feio. Queriam nos mandar de volta para o Brasil dizendo que o nosso visto já tinha sido expirado e algumas coisas mais, e depois de 4 horas mostrando diário (eu sempre fiz diário, conselho aí para quem vai viajar viu? Isso é muito bom, evita que a nossa memória nos pregue peça e nos deixe esquecer coisas que não podemos e muito menos queremos esquecer), mostrando canhoto de trem e avião para onde viajamos, etc., nos deixaram entrar novamente com a condição de renovarmos o visto para a Europa. Ah, só para explicar, isso aconteceu porque provamos que ficamos alguns dias fora da Comunidade Européia (na Dinamarca) e o tempo que ficamos lá não conta nos 90 dias de turismo que podemos ficar na União Européia, pelo menos não naquela época.

No final deu tudo certo, mas o importante é sempre fazer as coisas certas, tende a aumentar as chances de termos o visto aceito. Ah é, quem se interessa mais pelo assunto, pesquise em sites informações sobre os procedimentos de vistos, e um excelente site é o www.vistos.com.br. Outra coisa, planeje-se com antecedência, mas o máximo de antecedência possível mesmo. Alguns países o processo de visto leva mais de 30 dias, como Austrália e alguns países na Europa para quem for fazer estágio de mais de 3 meses por exemplo. Alguns você tem que realizar ainda o agendamento da entrevista no consulado, e em algumas épocas do ano isso precisa ser feito com pelo menos 4 meses antes da viagem, como EUA. Por isso, o ideal é pesquisar ao máximo antes de decidir o destino e a data da viagem!

Evelise Hubner

Prêmio Melhor Operadora do Brasil

A CI recebeu uma notícia muito importante para a Rede toda, assim como para nossos clientes e que nos enche de orgulho:

Ganhamos o Prêmio V&T 2009 da revsita Viagem e Turismo (editora Abril). Graças ao trabalho diário e o empenho de cada um que trabalha na CI, fomos eleitos, por mérito, a MELHOR OPERADORA DE INTERCÂMBIO do BRASIL.

Obrigada "meninas" por fazerem parte deste prêmio, e obrigada a todos que acreditam no nosso trabalho.

Lise

19 outubro 2009

Trabalho em Navio - Cruzeiros!!

A CI mais uma vez inova e traz uma novidade a quem sempre quis (ou ainda não tinha pensado no assunto) em trabalhar em navio, ou melhor, em cruzeiros. A nossa nova parceria é com a Sun & Sea, que é a contratante oficial da Royal Caribbean International, uma das maiores empresas de cruzeiros marítimos do mundo, com navios operando em todoso os continentes.

Os tripulantes selecionados pela Sun & Sea, trabalham em mais de 170 destinos, como Alasca, Austrália, Nova Zelândia, Caribe, Europa e América do Sul, em toda a frota da Royal Caribbean, Celebrity Cruises e Azamara Cruises.

As vagas disponíveis são, principalmente, no departamento de culinária, bar e restaurante, assim como recepção, recreação de adultos e crianças, e áreas correlatas à hotelaria. Ainda existe a possibilidade de trabalhar como técnico de áudio e vídeo, técnico de som, técnico de iluminação, contra-regra. A ánalise do currículo é feita de acordo com a experiência profissional e perfil do candidato.

Agora, não precisa nem dizer que o nível de inglês para tornar-se candidato a trabalhar em navio tem que ser bom, de preferência avançado. Quem sabe além de inglês outro idioma, aumenta suas chances de ser contratado, e quem sabe, trabalhar em posições mais “interessantes”, que lidam direto com o cliente.

O tempo de contrato varia de 7 a 9 meses e os salários podem ser fixos ou não (aí a maioria é proveniente de gorjetas – onde o desempenho do funcionário determina se vai ganhar bem ou não).

Esta é uma oportunidade única, e a CI procura auxiliar ao máximo o candidato a se preparar para as inúmeras etapas do processo. Quer saber mais? Entre em contato com a gente – 44 3029-3003 ou no site www.ci.com.br/maringa - o quanto antes. O processo de recrutamente é aberto o ano todo. Ah, só pode se inscrever pessoas acima de 21 anos de idade e com nível de inglês bom.

Equipe CI.

24 setembro 2009

Estágio nos EUA - FEIRA DE RECRUTAMENTO CI

A CI está com um evento de suma importância para universitários, recém formados e profissionais das seguintes áreas:

- turismo
- hotelaria
- gastronomia
- administração

No dia 03 de outubro estaremos realizando uma Feira de Recrutamento para o programa de Estágio nos EUA. É um evento inédito aqui no Brasil, onde a CI, juntamento com a organização INTRAX, irão trazer para o Brasil o empregador americano que está buscando candidatos a ESTÁGIO nos EUA para entrevistas individuais em São Paulo.

Esta é uma oportunidade excelente para deixar o currículo à frente nessa loucura que é o mercado de trabalho. Quem não se prepara, perde caminho facilmente para àqueles que estão chegando cada vez melhores e mais competitivos às grandes e pequenas empresas.

Quem pode participar do programa do programa de estágio nos EUA:

Categoria INTERN:

· Estudantes universitários OU recém formados (por até 1 ano)
· Idade de 18 a 32 anos
· Estágio exclusivamente na área de formação e/ou experiência
· Nível avançado / fluente de inglês

Categoria TRAINEE:

· Candidatos formados na universidade por até 5 anos, com experiência mínima de 1 ano na área do estágio;
· Idade de 18 a 32 anos;
· Estágio exclusivamente na área de formação / experiência;
· Nível avançado / fluente de inglês.

Para saber valores do programa, inscrição e mais detalhes sobre o programa e sobre as vagas ofertadas na FEIRA DE RECRUTAMENTO DO DIA 03 DE OUTUBRO, procure a loja CI Maringá – www.ci.com.br/maringa ou ligue no telefone 44 3029-3003.

Agora, se você quer fazer estágio e não tem inglês ainda, o melhor é procurar um programa de curso de inglês (no Brasil e no exterior, porque quanto mais estudar e mais experiências no exterior tiver, maiores são suas chances de competir com outros candidatos), ou ainda de trabalho legalizado (como o Work and Travel nos EUA nas férias de final de ano para universitários) e estudar muito. A oportunidade existe, mas você precisa estar preparado para a mesma, caso contrário é o seu tempo que está sendo desperdiçado e o seu potencial que poderia ser melhor explorado!

Equipe CI

23 setembro 2009

INTERCÂMBIO TEEN - Curso para Adolescentes

Em todas as férias escolares, nos meses de janeiro e julho, a CI tem programas específicos para adolescentes de 12 a 17 anos que queiram aprender e praticar inglês, conhecer uma nova cultura e ainda se divertir muito no dia a dia e em pouco tempo. São programas de curso de inglês + acomodação em casa de família ou residência estudantil que vão de 2 semanas até 4 semanas. É ideal para quem quer ter uma experiência no exterior com toda a segurança e conforto, e ainda não ter que ficar tanto tempo longe dos pais e dos amigos como é o caso do High School. Não que o High School seja ruim, muito pelo contrário, acho que todos os estudantes deviam ficar 6 meses a 1 ano fora para crescer como pessoa, mas sei que nem todo pai pensa igual. :-)
De qualquer forma, para aqueles que pensam em fazer o High School - Colegial no Exterior - o curso de inglês para Teens é uma excelente oportunidade para sentir o gostinho do que é morar fora e saber o que esperar da experiência.

Agora, o principal diferencial que a CI oferece nestes programas é que existe um Líder CI que acompanha o grupo durante todo o programa, na saída do aeroporto de São Paulo até a volta. É uma segurança que os pais têm ao permitir que seu bem mais precioso viaje para o exterior, sabendo que existe alguém que fala inglês fluentemente, que já morou fora e que pode auxiliar o filho nas dúvidas, em sugestões, no dia a dia, na escola, com a família hospedeira, etc. E o melhor de tudo, é que este Líder CI é garantido independemente do número de estudantes que vão viajar, diferentemente de grupos montados por escolas por exemplo, onde um mínimo de alunos é necessário.

Para o mês de janeiro agora, 2010, a CI está com grupos para Vancouver no Canadá, para Sydney na Austrália, para San Diego nos EUA - Califórnia, e para Burnemouth na Inglaterra.

Veja um pouquinho mais sobre os grupos mais interessantes (ao meu ver, é claro)!

San Diego, Califórnia:
- curso de 2 semanas com 20 aulas semanais (50 minutos cada aula);
- acomodação em casa de família em quarto duplo, com café, almoço e jantar;
- traslados na chegada e na partida;
- passeios e atividades inclusas como: Seaport Village, patinaçãno no gelo, cinema, Balboa Park, Zoológico, etc.
- tour de 06 noites pela Califórnia: em quartos com 4 a 6 estudantes, traslados, visitas a Disneyland, Venice Beach, Santa Mônica, Universal Studios, Hollywood, Calçada da Fama, Bervelly Hills, Las Vegas, Grand Canyon.
- valor: US$ 3.589,00 (não inclui passagem aérea, taxa CI, seguro médico, visto e gastos pessoais).

Burnemouth, Inglaterra:
- 03 semanas de curso de inglês com 20 aulas semanais (50 minutos cada aulas);
- acomodação em casa de familia em quartos duplos ou individuais (depende da idade: 12 a 15 em quartos duplos, 16 e 17 anos em quartos individuais);
- café e jantar inclusos;
- passe de ônibus;
- traslado na chegada e saída;
- atividades e passeios como: boliche, cinema, casino, esportes, patinação no gelo, excursão para Londres, Oxford, Meyrick Park, Poole Town, etc.
- 04 noites de hotel em Paris na EuroDisney: 05 dias em Paris e EuroDisney, com 04 noites de hospedagem em quartos com 3 a 6 estudantes, café da manhã, e passeios, sendo alguns deles:
* Visita a Torre Eiffel
* Museu do Louvre
* ingresso para a EuroDisney
* Passeio pelo Rio Sena
* Catedral de Notre Dame e tour noturno para ver as luzes de Paris
* Palácio de Versailles
- valor: $ 1.829,00 libras (não inclui passagem aérea, taxa CI, seguro médico e gastos pessoais).

Quer saber mais? Entre em contato com a CI Maringá (www.ci.com.br/maring ou por telefone 44 3029-3003) para saber data de saída e retorno, valor de passagem aérea, mais detalhes sobre os programa, quantas semanas são os outros grupos (Sydney e Vancouver), o que está incluso, visto, etc.

Ah sim, os Grupos Oficiais CI, como chamamos porque tem um Líder CI que viaja junto, já existem há 2 anos, e os programas são sempre para janeiro e para julho. Eu mesma já fui Líder CI para o Canadá em janeiro de 2009 e para a Inglaterra e Paris em julho de 2009. Dessa forma, caso você queira saber quais as opções para julho de 2010, entre em contato conosco também!

Evelise Hubner

17 setembro 2009

JOB FAIR CI MARINGA

Pessoal, além da feira do dia 22 de setembro, temos também a feira do dia 24 de setembro! Agora são 2 oportunidades para você conseguir um trabalho nos EUA antes mesmo de tirar visto e comprar passagem aérea!

Garante as suas férias no final do ano de um modo diferente e seguro, participe das Feiras Onlines da CI.

Algumas das vagas disponíveis para as feiras onlines são:

- Mc Donalds no estado de Nova York e no estado de New Jersey;
- Estação de esqui;
- Burger King no Hawaii;
- Salva vidas:
- 7 & Eleven na Virgínia;
- Steak & Shake;

Entre em contato com a CI Maringá pelo site www.ci.com.br/maringa ou por telefone 44 3029-3003 para saber mais detalhes de cada vaga e fazer sua inscrição antes das Feiras.

Lembrando que são DUAS FEIRAS (JOB FAIRS):

- 22 de setembro
- 24 de setembro


Equipe CI

16 setembro 2009

Mais uma Feira CI - Work and Travel

Depois do sucesso da Feira de Trabalho do dia 29 de agosto que a CI fez, conseguimos mais uma Feira - agora online - para o dia 22 de setembro de 2009.

Isso acontece porque muitos estudantes procuraram a CI Maringá interessados em trabalhar nos EUA no final do ano depois da Job Fair CI Maringá do dia 29 de agosto.

Temos ainda 10 vagas abertas para a Feira Online do dia 24 de setembro.

Não perca tempo e faça sua inscrição no programa o quanto antes. Entre em contato com as consultoras CI Maringá para saber o descritivo das vagas, como onde são, salário, acomodação, data de início, cidade e estado, etc.

Equipe CI.

31 agosto 2009

Feira CI de Recrutamento




Gente, foi o maior sucesso a Feira CI dia 29 de agosto agora!! Tínhamos mais estudantes que esperávamos, e muitos fizeram a inscrição na hora!


Sem contar que o James e a Alexis são excelentes no que fazem! Ambos são da InterExchange em Nova York, e deram toda a atenção que os estudantes mereciam, fizeram as entrevistas, mostraram opções de trabalho, explicaram como funciona o trabalho nos EUA, etc. Ah, uma das coisas que mais gosto dessa organização é que oferecem orientação em Nova York. Os estudantes têm 2 noites de hospedagem pagas pelo organização em hostel bem em Manhattan e a orientação é de 3 horas... Assim podem aproveitar e conhecer a famosa Big Apple.


Para aqueles que não vieram no evento por qualquer que seja no motivo, ainda dá tempo de viajar pelo Work and Travel da CI este ano! Venha e faça sua inscrição o quanto antes para conseguirmos uma vaga de trabalho!

Equipe CI




25 agosto 2009

Orientação para a Job Fair da CI Maringá

Dia 27 de agosto, as 18 horas, teremos uma orientação no prédio da CI para falar sobre a FEIRA DE RECRUTAMENTO - JOB FAIR USA que irá acontecer no dia 29 deste mês.

A orientação tem por objetivo tirar as dúvidas dos clientes que vão viajar no final do ano para os EUA no programa Work & Travel da CI sobre as vagas de trabalho, os salários, o que pode esperar do programa, acomodação, entrevista com os empregadores, as perguntas que fazem, a orientação que oferecem em Nova York, etc.

Se quiser saber mais sobre o assunto e ainda participar deste evento, entre em contato com a loja CI - www.ci.com.br/maringa ou 44 3029-3003 - o quanto antes!

E ainda temos vagas para quem quiser participar da FEIRA DE RECRUTAMENTO no dia 29 de agosto. Ainda dá tempo de fazer sua inscrição!

Equipe CI.